sexta-feira, 14 de maio de 2010

Holofote

A derrota de ontem para La U em pleno Maracanã colocou um holofote sobre os defeitos do time rubro-negro. Nada mais que isso. Deficiências que vinham sido compensadas até aqui ficaram altamente expostas na partida em que o Flamengo perdeu por 3x2, mas que poderia ter acabado, por incrível que pareça, com o placar de 5x2 pra eles, ou 5x3 pra gente.
Acabaram-se os créditos do David. O zagueiro abusou ontem do direito de errar. Fez sua pior partida com a camisa rubro-negra, do mesmo nível de sua atuação no primeiro tempo contra o Corinthians no Pacaembu. Afundou a defesa rubro-negra. Angelim, pra mim, é o zagueiro-espelho. Se seu companheiro de zaga atua bem, ele cresce; se atua mal, ele naufraga. É só lembrar de suas excelentes atuações ao lado de Fábio Luciano e até mesmo ao lado do Álvaro, assim que o veterano compôs a zaga do Fla. Como este ano Álvaro não manteve o nível de 2009, Angelim o acompanhou. Chegou a esquentar o banco pro Fabrício que, infelizmente, também não tem futebol pra ser titular.
Saldo de ontem: o Flamengo precisa urgente de um zagueiro de alto nível. Juan, cria da Gávea, titular da seleção e do Roma, seria um sonho, mas se encaixaria perfeitamente e ajudaria Angelim a recuperar seu (bom) futebol. Pra completar, Rômulo sentiu a pressão e errou ridiculamente no início da partida de ontem. Mais uma vez, entra o holofote e expõe sua falta de experiência e imaturidade. Jogar em time pequeno é uma coisa. Ser titular do Flamengo é bem diferente.
Outra 'luz' foi a atual forma do Maldonado. O chileno, que foi a mola propulsora do campeão brasileiro de 2009, nunca mais foi o mesmo após a contusão e os 4 meses sem jogar. A não convocação para a Copa parece ter abalado o jogador mais do que se esperava. Maldonado ontem perdeu todas as divididas e, enquanto esteve em campo, passou o tempo todo correndo atrás dos apoiadores chilenos, sem conseguir pará-los.
Com os holofotes apontados para o time da Gávea, ficou fácil perceber que nossa zaga é fraca e nossos volantes (com exceção do Willians) não estão bem. Atuando todos juntos e mal, deu no que deu: time perdendo de 2x0 logo no início da partida, em pleno Maracanã, e correndo sério risco de ser goleado. Bruno sofreu falta sim no lance do segundo gol chileno, assim como a zaga parou e não acompanhou o ataque adversário. A mesma situação aconteceu no terceiro gol sofrido: zaga parada, olhando La U jogar.
Aliás, Bruno ontem foi um capítulo à parte. Se tivesse ficado calado, talvez escapasse ileso da derrota. Mas fez questão de soltar mais uma de suas 'pérolas': "Estou me lixando pra torcida", após ser xingado e ouvir o coro de "Júlio César" no Maracanã. Após mandar beijinhos para a torcida, após achar normal espancar mulheres, após fazer cera com o time perdendo, após tomar inúmeros gols de falta defensáveis, após organizar orgias em seu sítio com companheiros de time, ainda assim quer ser visto como ídolo e 'selecionável'. O ego do Bruno merece um post inteiro, de tão grande que é. Parafraseando Romário, "calado é um poeta". Um dia, quem sabe, perco mais o meu tempo falando dele.
Pra mim, o técnico Rogério ontem foi corajoso ao tirar Rômulo, Maldonado e Kléberson e colocar Michael, Pet e Dênis Marques, apesar desse último nem ser digno de nota. Não acho que ele tenha escalado mal. Como já falei aqui, ele não iria adivinhar que a zaga tiraria a noite pra mostrar toda sua deficiência. Kléberson é aquilo mesmo: tem toque refinado, visão de jogo, mas seu futebol vem em conta-gotas. Numa dessas, meteu a bola na cabeça do Adriano: gol. Michael entrou bem sim, deu mais movimentação ao meio, mas a marcação chilena era implacável. O técnico deles, aliás, prendeu Juan e Léo Moura e praticamente matou nossas principais jogadas. Pelo meio, era impossível furar a defesa. O gol do Juan no final foi um 'achado' e uma recompensa por sua raça e vontade, e sim, colocou o Flamengo ainda na briga.
Sinceramente, acredito que o que tinha que dar errado já deu ontem: zaga bizarra, meio inerte, ataque inoperante. Os gols 'feitos' perdidos por Adriano e Love não acontecem todo dia, ainda bem. Pior que ontem, não tem como ficar. Por isso que acredito numa virada no jogo de volta. E, convenhamos, 2x0 nos chilenos não é nenhum absurdo. É perfeitamente possível e provável. E quando se trata de Flamengo, tudo pode acontecer: do céu ao inferno em dois jogos. Neste caso: do inferno ao céu, espero.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário