quarta-feira, 5 de maio de 2010

Decisão

Não há mais muito o que escrever agora. Daqui alguns minutos Flamengo e Corinthians entram em campo para decidir quem passa às quartas-de-final da Libertadores 2010. Na verdade, este é o Fla x Timão mais importante da história. Nunca o confronto assumiu tantas facetas, tanta responsabilidade dos dois lados, tanta magia e mística como hoje.
É o centenário do Corinthians. A Libertadores é a obsessão do clube há muitos anos. Desde que seus três rivais paulistas guardaram seus trófeus continentais em suas prateleiras, o corintiano não pensa em outra coisa. O clube saiu da segunda divisão em 2008 direto para a conquista da Copa do Brasil no ano seguinte, com direito à contratação de Ronaldo Fenômeno, numa manobra de marketing que derrubou as intenções do Fla em contar com o 'rubro-negro desde criancinha'.
O 'episódio' Ronaldo acirrou a rivalidade entre os dois clubes, muitas vezes disfarçada de irmandade: ambos tem grandes torcidas, dominam as faixas mais populares dos torcedores, que estão espalhados Brasil afora. O Flamengo continua na frente em número de torcedores, e assim deve permanecer nas próximas décadas. O domínio rubro-negro é muito maior entre os jovens e nas regiões mais afastadas do Sudeste. A vontade da torcida do Corinthians em ultrapassar a do Fla só aumenta a 'briga', que hoje chega ao seu ápice nessas tantas décadas de história.
Hoje, um grande clube brasileiro fica fora da Libertadores. Hoje, uma grande torcida vai chorar. Em um Pacaembu lotado, entra em campo hoje o Flamengo de Adriano, Vágner Love, Bruno, Juan, Léo Moura. Jogadores contestados fora de campo, às vezes dentro dele. Mas não esqueçamos o mais importante: hoje entra em campo a camisa rubro-negra. E isso já basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário