terça-feira, 18 de maio de 2010

Esquentando

Não pude assistir a partida contra o Vitória, na estreia da nossa terceira camisa, a ouro-anil. Só vi os gols do empate por 1x1, o que, fora de casa e embaixo d'água, não deixa de ser um bom resultado. Tudo bem que era o time reserva do Vitória e nosso time titular, mas o Barradão virou uma piscina pelas imagens que eu vi. Impossível jogar futebol desse jeito. A ironia é que, desde que o Flamengo contratou o nadador César Cielo, não para de jogar em campos encharcados. No mínimo, curioso.
O Brasileiro ainda está só esquentando e só vai pegar fogo mesmo depois da Copa do Mundo. Nosso foco hoje é a Libertadores e a difícil missão de vencer os chilenos lá em Santiago por dois gols de diferença. Difícil mas não impossível, claro. Já metemos 7x0 lá, mas na época tínhamos Romário. Jogador polêmico, que não gostava de treinar, cheio de privilégios. Alguma semelhança com o nosso Adriano? Todas, claro, menos o mais importante: Romário resolvia! Nessa goleada que citei, fez 4 gols. Destruiu os chilenos. E pro Adriano ainda falta esse poder de decisão, essa coisa de 'chamar a responsabilidade'. Por isso que Romário é ídolo (pra mim, o maior de todos) e tem seu nome na história eterna do Flamengo e da seleção brasileira.
Ouvi uma teoria de que o Adriano não queria estar na Copa, por isso a mudança em seu comportamento após a não-convocação. Adriano tem ido treinar no Flamengo pontualmente, brinca e ri com os companheiros, comemora os gols. Sinceramente, não duvido dessa hipótese. O Imperador vive um romance atribulado com uma mulher estranhamente 'submissa' e todos já ouviram falar do que um 'amor bandido' é capaz de fazer. Se por dar uma volta na favela com os companheiros de time a mulher já fez um escândalo, imagina passar um mês longe de casa, isolado do mundo, vivendo 100% um ambiente de Copa do Mundo. Claro, são rumores, mas não duvido que uma mulher desse tipo possa colocar coisas na cabeça de uma pessoa emocionalmente frágil como o Adriano. Coisas do tipo: "você não precisa da seleção, já está rico, já tem tudo, fica no Flamengo e faz seus golzinhos que a torcida perdoa tudo". Que uma pessoa seja manipulada a esse ponto, eu não duvido. Resta saber até que ponto essa manipulação atinge o desempenho do Imperador dentro de campo.
Voltando ao futebol, que é o que realmente interessa, Rogério parece já ter definido a escalação para o desafio desta quinta-feira: Bruno (perdoado por mais um surto), Léo Moura, David, Angelim e Juan; Toró (barrando o Rômulo), Willians, Kléberson e Michael; Love e Adriano. Maldonado fica, felizmente, de fora. Precisa recuperar a forma e, com contrato acabando, talvez seja a melhor solução para o Flamengo: típica má fase que vem em boa hora para o clube. Não gosto do futebol do Toró, mas é o que temos hoje para tentar reverter o quadro ridículo que nosso meio-campo apresentou na última partida pela Libertadores. E espero grandes atuações dos nossos laterais, do Michael e da nossa dupla de frente. Só assim poderíamos começar a construir nossa tão sonhada classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário