terça-feira, 11 de maio de 2010

Convocação

O blog é rubro-negro, mas seleção em ano de Copa não dá pra não comentar. Dunga convocou hoje os 23 jogadores que vão representar o Brasil na África do Sul daqui um mês. No gol, deixa Victor, do Grêmio, e leva Doni, reserva da Roma. Dizem que é porque a filha dele namora o goleiro. Se isso procede ou não, os equívocos começam aí. Victor foi eleito o melhor goleiro do Brasil nos últimos dois Brasileirões e mantém uma regularidade bem acima da média. Sua juventude seria uma 'garantia' pro Brasil em próximas Copas. Seria, mas Dunga não pensa assim. Júlio César e Gomes já eram nomes certos e estarão lá.
Nas laterais e na zaga, nenhuma novidade: os indiscutíveis Juan, Lúcio, Luisão, Thiago Silva, Maicon e Dani Alves, além de Gilberto e Michel Bastos, ex-laterais e agora meias, revelando nosso problema crônico na ala esquerda. O meio, recheado de volantes, traz Kaká (óbvio), Júlio Baptista (em baixa, mas útil), Elano (não gosto do seu futebol), Josué (lamentável), Gilberto Silva (experiência e falta de opções nesse nível), Felipe Melo (também em baixa, mas com potencial), Ramires (bom reserva) e o rubro-negro Kléberson, a fênix que renasceu nos últimos dois jogos e carimbou o passaporte com garra e vontade de mostrar serviço.
Coisas que faltaram a Adriano, além de vergonha na cara e profissionalismo. Está fora da Copa e, provavelmente, do Flamengo. A não ser que arrebente na reta final da Libertadores e faça a torcida esquecer tantas atitudes desastrosas do seu Imperador. No seu lugar, Dunga leva Grafite, outro 'renascido' que soube aproveitar as (poucas) oportunidades que teve. Os já garantidos Luís Fabiano, Robinho e Nilmar completam a lista.
Faltou talento? Sim, muito. Faltou Ronaldinho Gaúcho, faltou Neymar, faltou Ganso, faltou Pato. Dunga, segundo suas próprias palavras, usou a razão e não a emoção. No caso de Pato e Gaúcho, o futebol apresentado nos últimos meses não foi suficiente para garantir a convocação. Coerência do treinador, que também apareceu no critério adotado com as estrelas santistas: há dois meses, ninguém falava deles. São craques sim, mas analisando friamente, Copa não é laboratório. Só acho que pelo menos um desses quatro nomes deveria estar lá, no lugar de Josué ou Elano.
Não aposto no Brasil nesse Mundial. Pode ser que a seleção contrarie as previsões mais uma vez e volte com o hexa, como fez em 2002 e, principalmente, em 94. Mas vejo seleções muito mais embaladas e potencialmente vencedoras, como Argentina e Espanha. Os 'hermanos' tem Messi, louco para provar que é o melhor do mundo 'também' com a camisa argentina. E a Espanha tem, a meu ver, o melhor conjunto, e o talento de Fábregas e Fernando Torres. Se Cristiano Ronaldo resolver deixar o ego em casa e levar só o futebol, Portugal também pode surpreender, assim como a Inglaterra de Rooney.
Essas e outras questões só começaremos a desvendar daqui um mês. Agora, é hora de se concentrar nas quartas-de-final da Libertadores, que começam amanhã. Mengão entra em campo às 19h30, no Maraca lotado, diante da sua 'pedra no sapato', a Universidade do Chile. Ótima oportunidade pra chutar a pedra pra bem longe, vencer por um placar seguro (no mínimo 2x0) e aguardar a Copa já com a classificação às semi assegurada. Avante Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário