sábado, 20 de agosto de 2011

O Manto é sagrado?



O Flamengo entra em campo amanhã diante do Internacional, pela décima oitava rodada do Brasileirão, ostentando cinco marcas em seu uniforme: Olympikus, BMG, Gillette Mach3, Duracell e Tim.
Para a galera que acompanhou o Mengão na virada da década de 70 para 80, um sacrilégio. Para quem conviveu só com as marcas Adidas e Lubrax durante mais de uma década, desaforo.
A verdade é que desde 1995, ano do inesquecível (pro bem ou pro mal) centenário, o rubro-negro vem tendo que se acostumar com intromissões nem sempre benquistas em seu Manto Sagrado.
Pra quem ostentou durante mais de vinte anos o mesmo patrocinador (algo inédito no futebol brasileiro, se não me engano), já foi difícil de aturar as Ales e Batavos da vida.
Imagine agora que, além das cinco marcas já citadas, corremos o risco de conviver com outras três, quatro. É a famosa ‘abadalização’ do Manto, o pecado original para os adoradores das cores vermelha e preta em listras horizontais.
Dizem que é tendência de mercado. Que já não é mais possível alcançar altos valores através de apenas um ou dois patrocinadores. E que, dependendo do design das logomarcas, a camisa nem fica tão feia assim. Quer saber? Deixem essa balela para os corinthianos, que vem prostituindo sua camisa há muito tempo. Aqui é Flamengo!
Algumas coisas na vida não tem preço. A imagem de Zico, Júnior e companhia desfilando no Maraca com aquele manto imaculado faz parte da mística do Mengão e do imaginário de qualquer flamenguista legítimo.
Vendam direitos de TV, vendam espaços publicitários no Ninho, vendam produtos licenciados... vendam a mãe! Mas parem de vender nosso Manto. Ele é Sagrado.

2 comentários:

  1. gostei do blog
    vou visitar sempre..
    #SRN

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  2. Muito bem colocado! Um desabafo que eu gostaria de fazer! O MANTO é Sagrado. Poderiam ao menos usarem de um pouco mais de discrição nas logomarcas. Parece um Manto venal e vendido. Tristes tempos...
    #SRN (ou seria $SRN?)

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